top of page

Como fazer café na Prensa Francesa?

Atualizado: 17 de mar. de 2020

Ela dispensa filtro de papel, energia elétrica e ainda dá um show de charme na hora de fazer seu café!


Feita em vidro e metal, seu filtro apresenta uma malha mais espaçada que os filtros comuns usados para fazer café. É por isso que se recomenda uma moagem mais grossa para esse método de preparo. O diferencial desse filtro é que ele não absorve os óleos essenciais do grão, tornando a bebida final ainda mais rica.


Em outros países ela pode receber o nome de Cafetiere (UK), Press Pot, Cafetière à piston, Coffee Plunger ou French Press, mas seu funcionamento é igual no mundo todo. E, ao contrário do que se pensa, foi um designer italiano – o senhor Attilio Calimani – responsável por desenvolver esse método tão charmoso em 1929. O nome Prensa Francesa, porém, ganhou o mundo quando o utensílio se tornou muito popular nas cozinhas e cafés franceses.


Atualmente a prensa francesa é bem popular, mas ainda há pessoas que não acertaram a mão. Inclusive, esse método de preparo é sucesso de presentes de casamento, mas normalmente o casal que ganha não tem ideia de como usar.

O estilo de café na “French Press” ou Prensa Francesa produz um café muito mais rico, aromático e saboroso. Para esse tipo de método ele usa uma moagem de café mais grossa, que, basicamente, penetra na água de infusão durante vários minutos, permitindo que todos os sabores do café sejam extraídos por completo.



Uma prensa francesa tem duas partes: um recipiente do lado direito, geralmente feito de vidro, e um filtro-êmbolo que empurra a água para filtrar o café depois de ter mergulhado.

Este êmbolo também serve como tampa. Existem alguns modelos de Prensa Francesa que são isolados, o que é bom para manter o café quente enquanto ele sobe.


Para preparar café com a Prensa Francesa, você deve escaldar com água quente o recipiente enquanto você ferver sua água. Quando estiver pronto, esvazie o recipiente, adicione o seu café e adicione a sua água quente. Você pode mexer o café para garantir que todos eles estejam em contato com a água. Agora você deve colocar o êmbolo / tampa no pote para ajudar a reter o calor. Atenção, não pressione-o para baixo ainda, deixe descansar por cerca de quatro minutos (um pouco mais ou menos, dependendo da moagem do grão).


Depois de aguardar, abaixe lentamente o êmbolo pressionando até o fundo.

Não force o êmbolo. Se tiver dificuldade na primeira vez, basta levantar o êmbolo ligeiramente e tentar novamente.


O ideal é servir na hora o café ou adicioná-lo em outro recipiente térmico. Se você deixar o café na Prensa Francesa, ele permanecerá em contato com a moagem e isso pode arruinar o seu café. Outro motivo principal para servir na hora o seu café, é para manter o calor. Algumas Prensas Francesas não são bem isoladas e o café esfria muito rápido.

Agora é só aproveitar o seu café feito na Prensa Francesa!

Com o tempo você vai aperfeiçoar esse modo de preparo e entender os grãos que mais aprecia nesse método. Já tem um grão favorito para a Prensa Francesa?


Conte pra gente nos comentários!


Você vai precisar de:

20g de café Nostra Famiglia em grãos (se você não tem uma balança em casa, use duas colheres de sopa bem cheias).

200ml de água quente

1 prensa francesa

1 moinho (pode ser elétrico ou manual)

** Se você não tem moinho, você pode comprar já na moagem específica aqui.


PREPARO:

1 – Escalde a prensa francesa

2 – Faça uma moagem grossa do café em grão (lembra sal grosso). Se não tiver moinho em casa, compre já na moagem específica aqui:

3 – Descarte a água que você escaldou o método de preparo

4 – Insira o café moído e ajuste para o pó ficar na mesma altura

5 – Adicione metade da água na prensa com café e mexa cuidadosamente

6 – Termine de colocar os 200ml de água e aguarde 4 minutos para a infusão acontecer

7 – Baixe o embolo lentamente e sirva seu café!

A sugestão do Nostra Famiglia para a prensa francesa é ideal para realçar suas notas florais, cítricas com finalização de caramelo. Hummm!


Para não errar:

Para verificar a temperatura ideal da água sem usar termômetro é simples. Basta observar a água enquanto ela esquenta. Quando algumas bolinhas de ar começar a subir, é sinal de que você pode desligar o fogo.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page